Atividades da Rede Sul, andamento no cultivo de Pety e as novas ações do Grupo de Produção.
Produção de tabaco orgânico de forma agroecológica.
A Rede Sul de Transição Agroecológica é um coletivo composto por agricultores, agricultoras, professores, técnicos e estudantes ligados à agroecologia. Por meio do coletivo e do projeto Transição Agroecológica na Fumicultura desenvolvemos um trabalho na perspectiva da produção de alimentos agroecológicos juntos ao tabaco sem agrotóxicos, em um processo de Transição Agroecológica.
Mês Dez!
Nosso mês de outubro foi cheio de atividades, iniciamos o mês com a reunião mensal do nosso coletivo, discutindo as ações do mês de Setembro e preparando o que estava por vir, muitas trocas, encontros e eventos.
Iniciamos as atividades a partir da discussão e planejamento do nosso X Encontro Formativo da Rede Sul de Transição Agroecológica, no intuito de fazer uma programação ampla que atingisse diversos públicos, na área das Políticas Públicas voltadas à Agroecologia e a Agricultura Familiar.
Aula Magna
Acontecendo assim uma atividade em conjunto, Rede Sul e Bacharelado em Agroecologia UERGS/AGEFA, através da disciplina de Vivências Integradoras Agroecológicas. Trata-se da Aula Magna do Bacharelado em Agroecologia UERGS/AGEFA e X Encontro Formativo da Rede Sul de Transição Agroecológica, com a presença do Superintendente do MDA no RS, Milton Bernardes, tratando sobre: Políticas Públicas de fomento a Agroecologia geridas pelo MDA.
Um momento de muita riqueza e partilha de informações, com uma ótima fala do senhor Milton Bernardes sobre a conjuntura atual e as perspectivas do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário) e do Governo Federal para as Políticas Públicas de fomento à Agroecologia. Momento importante que contou com a presença dos estudantes do Bacharelado, da Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul, agricultores/as ligados a Rede Sul e ao público geral que nos segue, lembrando que foi um evento transmitido via YouTube e quem quiser, pode ver e rever na nossa página.
Colheita Feliz
No mês de setembro teve o marco do início da colheita do Pety, que deve se estender por alguns meses. Além disso, estamos acompanhando o desenvolvimento dos tomateiros que fazem parte do projeto coletivo do Grupo de Produção da Rede Sul, assim como as demais produções de alimentos nas propriedades.
As famílias que fazem parte do Grupo de Produção da Rede Sul foram contempladas com kits de 15 frutíferas diversas para implementação nas propriedades, aumentando ainda mais a diversidade e possibilidades de produções.
Esses Kits foram disponibilizados pela Cooperfumos (Cooperativa Mista dos Fumicultores do Brasil) que faz parte da Rede Sul e tem fundamental importância em todo este processo que vem sendo construído.
Para finalizar o mês, realizamos nossa reunião mensal no Sitio Pé de Ariticum, debatendo os próximos passos do Grupo de Produção e as ações que vão acontecer durante esta reta final de 2023. Foi um mês de muitas atividades e fortalecimento da nossa Rede Sul e do Grupo de Produção, seguimos com tudo!
Quer ficar por dentro e se somar em nossa caminhada?
Basta escrever para gente pedindo para incluir seu email em nossa lista.
Além disso, você pode acompanhar o trabalho da Rede Sul pelas redes sociais Facebook e Instagram, além de nosso canal do YouTube. Rede Sul de Transição Agroecológica (@redesuldeagroecologia) | Instagram
Saudações agroecológicas!
(Nas fotos deste posts temos em ordem de aparição: Entrega dos Kits de Frutíferas aos agricultores do projeto, Rabanetes colhidos na propriedade de Celirio e Salete em Sinimbu - RS), potes de conserva feitos sob ministração da Professora Claudia Gonçalves, na propriedade da Familia Padilha e Grupo de Produção em reunião)
Comments