Atividades da Rede Sul, andamento no cultivo de Pety e as novas ações do Grupo de Produção.
Produção de tabaco orgânico de forma agroecológica.
A Rede Sul de Transição Agroecológica é um coletivo composto por agricultores, agricultoras, professores, técnicos e estudantes ligados à agroecologia. Por meio do coletivo e do projeto Transição Agroecológica na Fumicultura desenvolvemos um trabalho na perspectiva da produção de alimentos agroecológicos juntos ao tabaco sem agrotóxicos, em um processo de Transição Agroecológica.
O Mês de Agosto
Nosso mês de agosto se iniciou com a reunião mensal do coletivo da Rede Sul, tratando diversos assuntos e temas ligados à produção e ações da Rede. Socialização das atividades nas propriedades, partilha das reuniões anteriores, como o comitê de verificação e planejamento para o próximo encontro formativo que será realizado no mês de setembro.
Ao longo de agosto os trabalhos seguiram a todo vapor, mês de início de cultivo do Pety e conclusão de todo plantio no Sitio Pé de Ariticum dos jovens Marcos Mateus e Tais e na propriedade de Celírio e Salete, dando seguimento a este terceiro ciclo de cultivo do Pety.
Mas para além do Pety, a produção de alimentos segue aumentando cada vez mais, principalmente neste período do ano que é momento de cultivo de várias culturas. Plantio de couve, cebola, tomate, fava, ervilha, repolho, aumentando cada vez mais a gama de alimentos produzidos, pensando no consumo das famílias e comercialização através do grupo de produção.
Boas Novas
No último mês, a Rede Sul através da área de captação de recursos inscreveu um projeto para o edital da empresa Elera Renováveis, com finalidade de financiamento das atividades do Grupo de Produção da Rede Sul. Pensando na compra de materiais, insumos, mas também em diversas atividades de formação e fortalecimento do Grupo.
Também se iniciou a entrega dos insumos orgânicos que serão usados nos cultivos dos tomates, projeto coletivo do Grupo de Produção. O agricultor Marcos Mateus ficou responsável por fazer o processo de coleta destes insumos e entregar nas seis propriedades dos agricultores que farão parte deste projeto, foram mais 1200 kg de insumos já entregues e as mudas dos tomateiros estão quase prontas para o transplante, que deve ocorrer ao longo do mês de setembro.
Nossa Reunião
Para finalizar as atividades de agosto, no dia 30 o Grupo de Produção da Rede Sul esteve reunido na propriedade dos agricultores familiares Paulo Sérgio Padilha e Salete Padilha, na comunidade de Linha Carvalho, interior do Município de Sinimbu, durante toda a manhã.
Foram tratados diversos assuntos, principalmente a socialização referente às entregas de insumos para o cultivo dos tomateiros e o planejamento para início da rota de comercialização de alimentos que o grupo irá realizar. Se discutiu as questões técnicas do cultivo e as possibilidades de venda In natura dos tomates e do processamento em molho, já que se dispõem de agroindústrias como a da família Padilha que é especializada neste trabalho.
Foi encaminhada a próxima reunião para dia 26 de setembro, neste momento o planejamento da comercialização já estará concluído e a rota vai começar a funcionar, além da oficialização dos membros da Rede Sul e do Grupo de Produção Marcos Mateus e Celírio como animadores e responsáveis pelas parte de assessoria e acompanhamento das atividades do Grupo, será um desafio, mas sem dúvidas um momento muito importante no fortalecimento do Grupo e da Rede Sul.
Quer ficar por dentro e se somar em nossa caminhada?
Basta escrever para gente pedindo para incluir seu email em nossa lista.
Além disso, você pode acompanhar o trabalho da Rede Sul pelas redes sociais Facebook e Instagram, além de nosso canal do YouTube. Rede Sul de Transição Agroecológica (@redesuldeagroecologia) | Instagram
Saudações agroecológicas!
(Nas fotos deste posts temos em ordem de aparição: Marcos Mateus durante atividades agrícolas no Sitio pé de Ariticum, Salete recebendo os insumos para a plantação de tomates em sua propriedade e a família de Bovinos também da propriedade de Celirio e Salete em Sinimbu - RS)
Comments